[Tópico Oficial] Tirem suas duvidas aqui![+ ABERTO PARA TODAS AS MATÉRIAS]
  10033
0
Criado por

Nível 2
Nível: 2 (de 100) Próximo nível
89%
13
13
Veterano Já participa da comunidade há 13 anos
27/10/2009 | 22h00
Sim, postem suas duvidas que tentaremos ajudar!
0
  0
  Favoritar
  Editar

Meu perfil

Responder...
10000 caracteres restantes

Compartilhe:

Nível 0
Nível: 0 (de 100) Próximo nível
4%
2
2
Veterano Já participa da comunidade há 2 anos

A lei seguinte representa o número de quilômetros de congestionamento, em função da hora do dia ( a partir das 12 h), registrado em uma cidade: f (t) = -t² + 12t + 20, em que:
• f (t) é o número de quilômetros;
• t é a hora dada pela seguinte convenção: t = 0 corresponde às 12 h; t = 1 corresponde às 13 h, e assim por diante, até t = 8 (20 horas).
a) Em que horário o número de quilômetros de congestionamento é máximo?
b) Qual é esse valor?
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 0
4%
2
2
Veterano Já participa da comunidade há 2 anos

No dia 1º de janeiro, dois amigos criaram uma comunidade no Orkut. No dia seguinte, cada um dos “fundadores” convidou três novos amigos para seintegrarem à comunidade. No dia 3 de janeiro, cada novo integrante convidou três novos amigos para se juntarem á comunidade e assim por diante até o final do mês. Admita que todos os convidados aceitaram a proposta de se integrar à comunidade e que ninguém receba o convite de mais de uma pessoa.
a) Quantos membros ingressarão na comunidade no dia 4 de janeiro? E no dia 5?
b) Qual é o total de membros que a comunidade possuirá no dia 5 de janeiro?
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 0
2%
3
3
Veterano Já participa da comunidade há 3 anos
[Determine o termo independente :

(2x³ - {1/ x} )^8

Ache o coeficiente numérico de x^5 no desenvolvimento :

(x - {1 / x} )^7

0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 0
2%
3
3
o preço p,em unidades monetárias de uma ação de uma empresa siderúrgica, comercializada em uma bolsa de valores, oscilou de 1990 a 2010 de acordo com a lei: 
                                                 p(t)=3,20.2^ t+1/5
em que t é o tempo, em anos,contando a partir de 1990                                                                                                                                    Qual era o valor da ação em 1994? E em 1999?                                                                                                                                                                                                                                                             
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 0
2%
3
3

Não entendi pq se elevou o "k" a 5/2, eles não estavam se multiplicando!? Alguém me explica, por favor?

DarkSun
Boleiro da Europa
A quantidade x de nicotina no sangue diminui
com o tempo t de acordo com a função

x = x0 .e^kt/2.

Se
a quantidade inicial x0 se reduz à metade em 2
horas, em 5 horas existirá no sangue:

comecei a fazer mas travei

x0/2 = x0 . e^k

vale lembrar (a^x)^y = a^xy

como durante td processo houve acochambramentos

17,8% ou o mais próximo disso... no gabarito é 17,7%

0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 3
Nível: 3 (de 100) Próximo nível
77%
8
8
Veterano Já participa da comunidade há 8 anos

AJUDEM-ME
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 8
Nível: 8 (de 100) Próximo nível
92%
6
6
Veterano Já participa da comunidade há 6 anos
Xanthippa

Ok, mas só pesquise se for prestar ITA/IME, do contrário é perda de tempo.

Sobre o NO2, ele também é apolar, e pelo "mesmo motivo", ele realiza uma ligação covalente coordenada com um dos átomos de O. Tipo assim:

No post anterior eu não citei o NO2 porque ele é ainda mais complicado, justamente pelo octeto. Nitrogênio se estabiliza com 8, mas nesse caso ele se estabiliza com 7. Se você contar os elétrons na imagem verá que o N e um dos O respeitam a regra do octeto, no entanto o outro dos átomos de O só tem 7 elétrons. O que está acontecendo é uma ressonância, isto é, essa dupla ligação vai caminhar ora entre o N e um O, ora entre o N e o outro O. Na "prática" (e em uma estrutura de Lewis bem feita, que não é o caso da imagem que usei) o N apresenta 7 elétrons nesse caso.

A regra do octeto na verdade é uma regra bem furada, mas que ajuda bastante no ensino médio. Boa parte dos compostos não seguem a regra do octeto, por exemplo BeF2, BF3, PCl5, SF6, NO, ClO2, XeF6 (repare que esse último é ainda um gás nobre, ainda mais * , mas só existe em baixas temperaturas).

Se você realmente for prestar ITA/IME saiba que ligação dativa é um modelo bem simplista do que realmente considera-se que ocorre, e você vai entender isso melhor através das expansões do octeto, que é matéria de ensino superior, mas pra esses colégio militares vale dar uma olhada.

O cara manja
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Isso ai você vai manjar bastante se ler o Feltre Volume 3 e depois o Atkins... Bastante eu digo o mínimo pra passar em ITA/IME.
(Acho que só o Feltre 3 tá de boa pra passar)
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 2
76%
11
11
Veterano Já participa da comunidade há 11 anos
Xanthippa

Sobre o NO2, ele também é apolar, e pelo "mesmo motivo", ele realiza uma ligação covalente coordenada com um dos átomos de O. Tipo assim:

No post anterior eu não citei o NO2 porque ele é ainda mais complicado, justamente pelo octeto. Nitrogênio se estabiliza com 8, mas nesse caso ele se estabiliza com 7. Se você contar os elétrons na imagem verá que o N e um dos O respeitam a regra do octeto, no entanto o outro dos átomos de O só tem 7 elétrons. O que está acontecendo é uma ressonância, isto é, essa dupla ligação vai caminhar ora entre o N e um O, ora entre o N e o outro O. Na "prática" (e em uma estrutura de Lewis bem feita, que não é o caso da imagem que usei) o N apresenta 7 elétrons nesse caso.

A regra do octeto na verdade é uma regra bem furada, mas que ajuda bastante no ensino médio. Boa parte dos compostos não seguem a regra do octeto, por exemplo BeF2, BF3, PCl5, SF6, NO, ClO2, XeF6 (repare que esse último é ainda um gás nobre, ainda mais * , mas só existe em baixas temperaturas).

Se você realmente for prestar ITA/IME saiba que ligação dativa é um modelo bem simplista do que realmente considera-se que ocorre, e você vai entender isso melhor através das expansões do octeto, que é matéria de ensino superior, mas pra esses colégio militares vale dar uma olhada.

Haha, entendi. Ainda tô em dúvida quanto a prestar ou não
Você foi bastante claro, acho que entendi o que acontece. Muito obrigado, cara! Valew mesmo!

Pô, é muito broxante descobrir que uma boa parte das "regras" de química que a gente aprende no ensino médio servem pra pouquissimos casos, na realidade
Valew, mano!
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

_Golvirusss_

Hm, saquei! Beleza, vou pesquisar sobre!

Mais uma dúvida (química não é msm o meu forte hehe): No composto NO2, o Nitrogênio se estabiliza com 7 elétrons ou eu to viajando? Ele não é um dos elementos que seguem a regra dos octetos?

0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 2
76%
11
11
Xanthippa

A molécula de ozônio é polar, porque em uma de suas ligações ocorre ligação covalente coordenada/dativa.

Edit: Minha explicação é meia bomba, se você for prestar ITA/IME estuda VSEPR que você vai entender isso melhor. Se não for prestar, relaxa que isso daí é coisa pra ensino superior, salvo engano.

Hm, saquei! Beleza, vou pesquisar sobre!

Mais uma dúvida (química não é msm o meu forte hehe): No composto NO2, o Nitrogênio se estabiliza com 7 elétrons ou eu to viajando? Ele não é um dos elementos que seguem a regra dos octetos?
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 2
76%
11
11
Partolin
Como chegar no resultado? Ja tentei de tudo e não consegui..

A resposta é 1

Amigo, desculpe a demora. Não sei se ainda te interessa. Dei uma viajada na resolução e pulei as etapas do desenvolvimento do produto notável pq cansa ficar digitando hehe. Se não entender alguma coisa, me manda uma mp que te explico melhor:

Primeiramente, a parte mais chata desse exercício é fatorar o numerador. Então, acho que o melhor é fatora-la separadamente (chamando de "E", por exemplo):

Agora é só fatorar o (3 - 2(2^1/2))^1/2:

Valew!

0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

_Golvirusss_
Pessoal, surgiu uma dúvida aqui sobre polaridade de moléculas:
Todas as moléculas de substancias simples são apolares? Ex: O3, p4
Se sim, por que?

O ozonio é polar ou apolar, afinal?

Valew

A molécula de ozônio é polar, porque em uma de suas ligações ocorre ligação covalente coordenada/dativa.

Edit: Minha explicação é meia bomba, se você for prestar ITA/IME estuda VSEPR que você vai entender isso melhor. Se não for prestar, relaxa que isso daí é coisa pra ensino superior, salvo engano.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 2
76%
11
11
Pessoal, surgiu uma dúvida aqui sobre polaridade de moléculas:
Todas as moléculas de substancias simples são apolares? Ex: O3, p4
Se sim, por que?

O ozonio é polar ou apolar, afinal?

Valew
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

03. (CESGRANRIO) Algumas empresas de países capitalistas buscam acordo entre si visando a controlar a produção e, principalmente, os preços no mercado. A esse tipo de integração denominamos:

a) truste
b) cartel
c) holding
d) pool
e) conglomerados

Olhei no gabarito e tava D, mas eu achei que fosse B...
Isso daí não é Cartel?
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 8
92%
6
6
mello1b

ou, valeu

tinha visto no dia mas esqueci de agradecer

Ficou uma lambança a explicação, espero que tenha entendido.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 5
Nível: 5 (de 100) Próximo nível
65%
5
5
Veterano Já participa da comunidade há 5 anos
hades_

É assim... o ângulo AQB é reto (90º), pois forma um arco de 180º, e como a reta PA é tangente à circunferência, o ângulo PAB é reto também. Portanto nota-se uma semelhança entre os triângulos ABQ e APB, pois além de ambos terem um ângulo reto, o ângulo Beta é ângulo comum aos dois.
Dai têm-se que ângulo QAB é igual a QPA.

A relação fica BQ/BA (ambos são lados opostos a ângulos alfa) = BA/BP (que são opostos a ângulos retos)
Têm-se que PQ=3, portanto BP=BQ+3, dai é só fazer a relação.

editei pois tinha errado o nome do triangulo

ou, valeu

tinha visto no dia mas esqueci de agradecer
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 8
92%
6
6
mello1b
Questão 42

Resolução do Anglo: http://www.anglopedia.com.br/files/CE/Respostas/MAT_006_008_019.jpg

Que critério foi usado para concluir que o triângulo PAB é isósceles? E os ângulos alfa e beta marcados na resolução são congruentes, certo?

É assim... o ângulo AQB é reto (90º), pois forma um arco de 180º, e como a reta PA é tangente à circunferência, o ângulo PAB é reto também. Portanto nota-se uma semelhança entre os triângulos ABQ e APB, pois além de ambos terem um ângulo reto, o ângulo Beta é ângulo comum aos dois.
Dai têm-se que ângulo QAB é igual a QPA.

A relação fica BQ/BA (ambos são lados opostos a ângulos alfa) = BA/BP (que são opostos a ângulos retos)
Têm-se que PQ=3, portanto BP=BQ+3, dai é só fazer a relação.

editei pois tinha errado o nome do triangulo
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 5
65%
5
5
Questão 42

Resolução do Anglo: http://www.anglopedia.com.br/files/CE/Respostas/MAT_006_008_019.jpg

Que critério foi usado para concluir que o triângulo PAB é isósceles? E os ângulos alfa e beta marcados na resolução são congruentes, certo?
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Life is useless

1 (a) / x - 1/x+1/x (b) - 1 (c) / x - 1/x (d)

Não sei se tá "legível" issaê, mas se você os chamar, respectivamente, de a, b, c e d, é possível usar aquela propriedade de frações: a/b - c/d = ad - bc/bd, dae é só ir desenvolvendo.

Obrigado.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 5
1%
7
7
Veterano Já participa da comunidade há 7 anos
Evandro F.
Manjadores podem me ajudar?

1 (a) / x - 1/x+1/x (b) - 1 (c) / x - 1/x (d)

Não sei se tá "legível" issaê, mas se você os chamar, respectivamente, de a, b, c e d, é possível usar aquela propriedade de frações: a/b - c/d = ad - bc/bd, dae é só ir desenvolvendo.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Manjadores podem me ajudar?

0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Isso.
Na verdade qualquer triângulo pode ser inscrito a uma circunferência, pois ambos são definidos por três pontos distintos. A vantagem do retângulo é que pela hipotenusa você descobre o raio ou vice-versa.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 5
65%
5
5
valeu, Xanthippa, hades e vitao181

hades_
Se BC=10, e M a metade de BC, considere M como centro da circunferência. É propriedade que o rapaz ali disse... todo triângulo retângulo é inscrito em uma semi-circunferência.

MB=MC=ME=MD=raio

ah bls

então todo triângulo retângulo pode ser inscrito numa circunferência cujo raio vale metade de sua hipotenusa?
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 1
Nível: 1 (de 100) Próximo nível
99%
7
7
Veterano Já participa da comunidade há 7 anos
Como chegar no resultado? Ja tentei de tudo e não consegui..

A resposta é 1
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 8
92%
6
6
Se BC=10, e M a metade de BC, considere M como centro da circunferência. É propriedade que o rapaz ali disse... todo triângulo retângulo é inscrito em uma semi-circunferência.

MB=MC=ME=MD=raio
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

mello1b
Matemática

BD e EC são alturas. Não consegui entender que critério foi usado pra fazer EM e DM iguais a BM.

Obrigado a quem ajudar.

Ele utilizou propriedades de circunferência. Por exemplo:

Por três pontos distintos passa uma única circunferência. Se escolher arbitrariamente os pontos B, D e C (a conclusão seria a mesma se no lugar de D escolhêssemos E) teremos uma circunferência que contém esses pontos.

Sabe-se que um ângulo escrito valendo 90 se opõe ao diâmetro, então a circunferência BDC tem BC como diâmetro, e daí seu raio vale 5. Então MD = 5

Analogamente, concluímos que ME = 5

0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Cianeto de Potássio

O erro está no meu desenho. O lado BC deveria ter sido prolongado de C ao invés de B, ficando mais ou menos assim. Aí dá certinho.

Aff, pode crer... brisei... com número negativo eu deveria ter imaginado que o triângulo tava errado.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 7
Nível: 7 (de 100) Próximo nível
22%
6
6
Xedelba

Começa fazendo a mesma coisa daquele outro. Multiplica tudo por (sqrt(1 + sen(z)) + sqrt(1 - sen(z))), e vai sair numa coisa parecida do primeiro.

2sen(z)/(z*(sqrt(1 + sen(z)) + sqrt(1 - sen(z)))) = ( 2sen(z) / (z) ) * ( 1 / (sqrt(1 + sen(z)) + sqrt(1 - sen(z))) )

Agora você sobre precisa do teorema do confronto pra finalizar, ou se preferir limite fundamental trigonométrico. Daí vem que lim z->0 ( 2sen(z) / (z) ) = 2; o resto da expressão você resolve da maneira clássica.

lim z->0 ( 2sen(z) / (z) ) * ( 1 / (sqrt(1 + sen(z)) + sqrt(1 - sen(z))) ) = 2*1/2 = 1

Uhn... certeza que aqui é um bom tópico pra esses problemas? Não quero desvirtuá-lo.

valeu!
agora estou postando minhas dúvidas em outros tópicos, aqui é mais dúvida de vestibular msm.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

/\\ Ambos Macedônios e Gregos são exemplos de civilizações politeistas. Não tiveram influência alguma na propagação do monoteísmo . Agora sobre a parte democrática não sei :s
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Meu perfil

Compartilhe: