Estudar sozinho rende mais do que cursinho
  32
1
Criado por Sizemore

Nível 3
Nível: 3 (de 100) Próximo nível
4%
12
12
Veterano Já participa da comunidade há 12 anos
Sizemore
25/08/2010 | 11h40
Coé galera.Assim como muitos aqui,eu faço cusinho de manha e estudo a tarde e a noite toda,dando pausas e tal.Mas sinceramente,hoje por exemplo faltei o cursinho,e assim como das outras vezes em que o fiz,ou até nas férias do meio do ano,eu percebi que rendi muito mais estudando sozinho do que em casa.-->Economia de tempo.No minimo uma hora de ida e volta entre casa e cursinho.Isso é uma hora em eu PERCO no dia.-->Meu ritmo,minhas matérias:Se eu preciso estudar física,eu estudo física,se quero estudar história,eu estudo história,se não aguento mais ler,eu pego matematica e brinco com os numeros,se meu cerebro esta fundindo,eu pego um texto relax de geografia.Cursinho nao tem isso.--->Liberdade total:Se eu não estou conseguindo mais me concentrar,eu desencano,vou pro pc,ponho uma musica,jogo um jogo por uma meia hora,e quando volto aos estudos,estou com a cabeça fresquissima.---->1 hora de estudo=1 hora de estudo :No cursinho 50 minutos de aula não são 50 minutos de aula.Desconta-se 10 min pras piadas do professor,10 minutos pra turma dispersa e etc.Isso quando não ocorre do professor estar falando sobre algo que é certeza de não cair no vestibular e não ser cobrado em provas (como frequentemente acontece em humanas,aonde os professores com barba de esquerda passam aulas e aulas falando sobre Rev Russa)---->Eu quero passar e * o mundo:Todos que estão no cursinho querem passar no vestibular,só que essa não é a 1a prioridade deles,a 1a prioridde é fazer amiguinhos,falar com cocotas,mostrar a nova tatuagem,descordar do professor para mostrar que tem opinião,e fazer pirralhagem.Um bando de pirralho junto só pode dar *Não que eu seja anti-social,não goste de mulher e etc.Apenas que hora de estudar é hora de estudar,e mulher gosta é de dinheiro.Dinheiro se consegue como?Estudado e trabalhando.Pra isso preciso de silencio.---->...
1
  0
  Favoritar
  Editar

Meu perfil

Responder...
10000 caracteres restantes

Compartilhe:

Nível 0
Nível: 0 (de 100) Próximo nível
2%
Novato Sou novo na comunidade, mas chego lá
Marcelinos

É possível estudar sozinho, muitos candidatos foram aprovados, (mesmo em concursos top) sem nunca ter pisado num curso preparatório. esse site queropassarconcurso.com.br disponibiliza um plano de estudo para você começar de forma organizada em seus estudos.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 1
Nível: 1 (de 100) Próximo nível
39%
6
6
Veterano Já participa da comunidade há 6 anos
Djop
Zaaza
Estou estudando em casa faz 5 meses, após quase 4 anos concluído meu Ensino Médio. Acontece que nesse período eu passei por 2 faculdades: Análise de Sistemas numa particular (que abandonei após 1,5 anos) e Licenciatura em Física na UTFPR (também 1,5 anos). Por questões de horário e outras mais, quero ir para o curso de Bacharelado em Física na UFPR, logo, devo estudar bastante para a segunda fase. Me vi num beco sem saída quando peguei uma prova da segunda fase da UFPR: não lembrava de nada do Ensino Médio. Não vi outra alternativa senão pegar a Internet e correr atrás do prejuízo, pois eu não tenho dinheiro para pagar um cursinho. Nesses 5 meses, houve dias em que eu estudei 5 horas, mas também houve hoje, no qual estudei apenas meia hora hehe. Fazendo uma média deram umas 3 horas por dia e deixo aqui minha conclusão: estudar em casa rende muito sim, mas você tem que ter determinação. Como passar em Física não é tão difícil, 3 a 4 horas por dia é suficiente, mas para outros cursos isso não é nada. Mas tenho certeza que agora domino com facilidade 80% da matemática e física do Ensino Médio.

Mas como você se organiza?

Estuda sempre um capítulo por dia? Faz exercícios desse capítulo no mesmo dia em que o estuda?

Se puder falar mais, agradeço.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 2
Nível: 2 (de 100) Próximo nível
46%
7
7
Veterano Já participa da comunidade há 7 anos
Zaaza
Estou estudando em casa faz 5 meses, após quase 4 anos concluído meu Ensino Médio. Acontece que nesse período eu passei por 2 faculdades: Análise de Sistemas numa particular (que abandonei após 1,5 anos) e Licenciatura em Física na UTFPR (também 1,5 anos). Por questões de horário e outras mais, quero ir para o curso de Bacharelado em Física na UFPR, logo, devo estudar bastante para a segunda fase. Me vi num beco sem saída quando peguei uma prova da segunda fase da UFPR: não lembrava de nada do Ensino Médio. Não vi outra alternativa senão pegar a Internet e correr atrás do prejuízo, pois eu não tenho dinheiro para pagar um cursinho. Nesses 5 meses, houve dias em que eu estudei 5 horas, mas também houve hoje, no qual estudei apenas meia hora hehe. Fazendo uma média deram umas 3 horas por dia e deixo aqui minha conclusão: estudar em casa rende muito sim, mas você tem que ter determinação. Como passar em Física não é tão difícil, 3 a 4 horas por dia é suficiente, mas para outros cursos isso não é nada. Mas tenho certeza que agora domino com facilidade 80% da matemática e física do Ensino Médio.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Innapropriate
peterlog
Cursinho te ajuda a manter o bom ritmo. Não é todo mundo que consegue se organizar sozinho o ano todo. Fora que tem professores bons que ajudam a querer aprender mais a matéria, simulados, etc.

po, mas uma coisa que eu reparei aqui no forum é a quantidade de comentários de users dos cursinhos que dizem que ficam sem estudar por uns dias, seja por cansaço ou preguiça
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

peterlog
Cursinho te ajuda a manter o bom ritmo. Não é todo mundo que consegue se organizar sozinho o ano todo. Fora que tem professores bons que ajudam a querer aprender mais a matéria, simulados, etc.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Lsreturns
Mtsvale
Eu tbm tenho um bom rend estudando sozinho, mas no periodo de ferias em julho, eu fiquei estudando um por tempo sozinho e comecei a me desmotivar, nao tinha mais aquele clima de vestibular... entao eu acho o cursinho bom nisso pq vc fica sempre focado e estimulado a estudar e tbm para tirar duvidas, pq é bem dificil achar profs particulares, pelo menos eu nao sei.

Aqui em Porto Alegre o povo PREFERE estudar em cursinhos por disciplina, tanto que são bem populares(por popular, leia-se famoso, não barato), pois você faz os seus horários e escolhe os professores.

Se não passar esse ano farei isso ano que vem, sendo que aqui na UFRGS, 50% dos que passam(pelo acesso universal, claro) fazem esse esquema de escolher professores em diversos cursos.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Mtsvale
Eu tbm tenho um bom rend estudando sozinho, mas no periodo de ferias em julho, eu fiquei estudando um por tempo sozinho e comecei a me desmotivar, nao tinha mais aquele clima de vestibular... entao eu acho o cursinho bom nisso pq vc fica sempre focado e estimulado a estudar e tbm para tirar duvidas, pq é bem dificil achar profs particulares, pelo menos eu nao sei.

0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Lsreturns
Se não for aprovado esse ano, farei cursinho só de algumas disciplinas como Biologia, Química e Física.

O resto pretendo estudar em casa e frequentar plantões de cursinho para tirar dúvidas.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Fl�viofalcao
Putt .

Que belo ress.

Bom, pelo menos no meu cursinho eu gosto bastante da aula de humanas. Às vezes 2~3 páginas de anotações evitam que você precise ler capítulos de 20 páginas do livro texto. Biologia é a mesma coisa... Desenhos e informações mais resumidas e voltadas para o que realmente cai no vestibular.
Exatas eu concordo, você aprende ralando em casa depois da aula.

Entao, mas as anotações são exatamente as partes que não caem tanto, o que cai muito é detalhe. Não sei bem, mas as vezes acho perda de tempo aulas (em exatas quase nem vou quando dá)
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 4
Nível: 4 (de 100) Próximo nível
93%
6
6
Putt .
Fláviofalcao
Cursinho é mais um fruto do capitalismo moderno. Não cansados de pegar nosso dinheiro no ensino fundamental e médio, colocaram na nossa cabeça que para passar tem que fazer cursinho. Eu acho essa a maior balela. Aulas, principalmente de humanas, não rendem nada praticamente, pois aprender mesmo vai ser no suor e ralando em casa depois. O certo era criarem (ou investirem) em metodos para estudar em casa, fazendo grupos de estudos, tudo de graça, mas quem vai querer fazer algo sem lucro?

Que belo ress.

Bom, pelo menos no meu cursinho eu gosto bastante da aula de humanas. Às vezes 2~3 páginas de anotações evitam que você precise ler capítulos de 20 páginas do livro texto. Biologia é a mesma coisa... Desenhos e informações mais resumidas e voltadas para o que realmente cai no vestibular.
Exatas eu concordo, você aprende ralando em casa depois da aula.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Fl�viofalcao
Cursinho é mais um fruto do capitalismo moderno. Não cansados de pegar nosso dinheiro no ensino fundamental e médio, colocaram na nossa cabeça que para passar tem que fazer cursinho. Eu acho essa a maior balela. Aulas, principalmente de humanas, não rendem nada praticamente, pois aprender mesmo vai ser no suor e ralando em casa depois. O certo era criarem (ou investirem) em metodos para estudar em casa, fazendo grupos de estudos, tudo de graça, mas quem vai querer fazer algo sem lucro?
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 1
7%
6
6
|_Nerdson_|
experiencia propria
apesar de vc axar q nao aprende nada no cursinho, vá, eh importante, muitas coisas que voce axa q nao aprende vc aprende la, macetes e musiquinhas vao ajudar muito

ja estou na faculdade e tem um par de musiquinhas q eu nao eskeci ainda uhaseuhasue
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 3
Nível: 3 (de 100) Próximo nível
5%
12
12
Veterano Já participa da comunidade há 12 anos
Ale Xan Xan
Até pode ser, mas pra que seja vc tem que ter uma PULTA duma disciplina pra fazer render...Muita mesmo
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

genyf
Concerteza! Quando você estuda sozinho você desenvolve sua inteligêngia, o que é muito importante. Cursinho é bom pra quem não tem tempo ou pra quem tem dificuldades em algumas matérias.

E esse negócio de que é difícil se organizar e manter o ritmo é simplesmente algo sem sentido, pois como que um cara que quer ser engenheiro não sabe se programar e não consegue manter o ritmo sozinho?

Estudar sozinho melhora sua criatividade, capacidade intelectual, e isso também é ótimo pra quem quer partir pra carreira acadêmica, uma vez que nessa escolha não haverá professores pra tirar suas dúvidas, haverá um orientador não professor. Seus aliados serão os livros!
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Fail Social ll
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 14
Nível: 14 (de 100) Próximo nível
85%
10
10
Veterano Já participa da comunidade há 10 anos
SirFox
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 1
93%
7
7
Veterano Já participa da comunidade há 7 anos
Anthony2D
Cursinho ajuda e muito, dá mais motivação pra tu estudar, fora que tu estuda com os amigos, e os professores passam exercícios de outros vestibulares e etc, claro que estudar sozinho também ajuda, acho que um completa o outro.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 8
Nível: 8 (de 100) Próximo nível
80%
8
8
Veterano Já participa da comunidade há 8 anos
Conan87
é importante o cursinho pra ter a base, tendo a base da pra estudar sozinho
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 11
Nível: 11 (de 100) Próximo nível
82%
10
10
nightwolf360
SirFox
Agora quero ver você se manter assim por um mês.

http://forum.jogos.uol.com.br/DrogaEstou-perdido-e-nao-sei-o-que-estudar_t_1019303

0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 14
Nível: 14 (de 100) Próximo nível
85%
10
10
SirFox
Agora quero ver você se manter assim por um mês.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 4
Nível: 4 (de 100) Próximo nível
50%
9
9
Veterano Já participa da comunidade há 9 anos
O SUPER
Cursinho é bom para fazer uma orientação de estudo.
É sozinho que vc vai aprender e fixar melhor.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 8
Nível: 8 (de 100) Próximo nível
82%
10
10
Boscorelli
Eu acho que cursinho rende sim, mas sem dúvida você precisa estudar por sua conta também. O erro mais comum por ai é pessoa de matricular no melhor cursinho e achar que fazendo os exercícios que o professor mandar vai resolver o problema.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 9
Nível: 9 (de 100) Próximo nível
87%
8
8
Veterano Já participa da comunidade há 8 anos
othon
Olha cara, rende num primeiro momento sim, mas tente se manter o ano inteiro estudando por conta própria, tendo que escolher seu material de estudos, selecionar as matérias, se virar pra tirar suas dúvidas, recuperar sozinho uma matéria que você não conseguiu acompanhar no Ensino Médio...

A vantagem do aluno de cursinho que tem a aula e sai de sala sabendo a matéria que deverá estudar no dia é imensa, sem contar toda a logística que os cursinhos dispõem: aprofundamento de matérias, plantões de dúvida, material, etc...

Outro fator ainda é o auto controle do vestibulando. Eu pessoalmente perderia o foco com muita facilidade em casa sem o cursinho pra me indicar um caminho. E tenho certeza que não sou um caso isolado.

Agora, quanto a desordem em sala de aula, professores que se perdem nos assuntos, falta de foco nas matérias...
isso é problema do curso pré-vestibular que você optou.
Se você acha que isso está afetando seu rendimento, aconselho a procurar outros cursos na sua cidade ou reclamar com a própria coordenação do colégio - você está pagando por um serviço e deve recebê-lo da melhor forma possível.

Abraços.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

rodrigolopes1971
Depende da facilidade de se organizar em casa para os estudos. Estudar apenas em casa pode fazer com que se estude mais algumas matérias do que outras, e é bom lembrar que na maioria dos vestibulares do Brasil todas possuem o mesmo peso. O cursinho ajuda na organização, o ideal é que o aluno estude na tarde todas as aulas vistas pela manhã. Com a matéria na cabeça o estudo rende mais e o que você levaria 1 h para estudar acaba estudando em menos da metade do tempo. Só que é importante estudar todo o dia a matéria do dia, se vc estuda hj a matéria da semana passada o ganho de tempo do cursinho se perde (experimentos mostram em uma semana o aluno esquece 80% do que assistiu em aula, caso não fixe o conteúdo em casa).
Claro que isso vale para um bom cursinho, onde os professores ensinam.
Avalie se o tempo perdido é recompensado.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

arthur1121
Eu sempre achei que quem nao fez/faz EM bom, é melhor estudar metade do ano sozinho, anotando duvidas e depois fazer cursinho semi, pra saber o que cai no vestibular e tambem pra aprender alguma coisa.
Concordo que estudar sozinho é mais proveitoso do que na aula, mas nao podemos descartar nunca a aula né
Agora quem tem EM bom, como eu tive, estuda de boa no 1º, 2º e metade do 3º e no 2º semestre estuda legal, a maioria dos conteudos ficam na cabeça

Sempre fui aluno nota 6,5/7,0 e quando fiz fuvest treineiro nmo 2º ano, tirei 50 sem estudar

Cabeça fresca e tranquilidade valem mais do que 3 meses de estudo
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Buonaparte
Meu cursinho tá * de aguentar, professores que eu mais necessito para o vestibular falam muita merd*, minha professora de Geografia fica falando o tempo todo do PODER DA MULHER, DE SEXUALIDADE QUANDO VAI FALAR DA TAXA DE NATALIDADE(fica falando coisas que distorcem à aula) sinto a impressão que ela só fala coisa que aprende na TV. Meu professor de Português é esquerdista * ai já viu, fica falando que quando agente formar vai favorecer a roda do capitalismo, fica falando mal do Serra, instigando votar no fulano. Pior que não adianta eu reclamar, o povo daqui de Minas é tudo acomodado .
Agora por exemplo tá uma * to estudando bem mais geografia e português, nestas matérias eu tenho que concordar que aula dada por um professor bom rende bem mais!(não sendo este o meu caso)
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Hick de la Lasa�a
Tô no terceiro, mas não consigo me imaginar estudando sozinho assim... deve ser muito complicado, o cara deve ficar perdidaço...
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Noktomeze
Eu acho melhor porque voce tem que obter o raciocinio por conta propria e pra mim desenvolve e aprende muito mais assim.A desvantagem é que sozinho é mais sacrificante mas isso não chegar até ser só uma desvantagem se a pessoa superar...
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 6
Nível: 6 (de 100) Próximo nível
98%
10
10
metroid04
Sizemore

Isso eu também acho,o problema é que algums professores estão mais interessados em explicar a matéia bem,bonitinho,fazer um dabate em sala de aula a respeito das opiniões divergentes,conscientizar os alunos de ouvir a opinião do amiguinho e etc.

isso é vestibular!Não há tempo pra isso!A matéria deve ser dada por ordem de importancia,por exemplo,o que mais cai e etc.Não é pro professor de geografia perder 30 min de aula falando do que ele acha das eleições e etc,é pra ele falar sobre rev industrial,e se possível,mostrar provas anteriores que tenham caído esse tema.

Tenho um prof. de geografia no cursinho que fica falando o que ele acha sobre o governo do FHC e do Lula simplesmente a AULA INTEIRA...O cara não dá aula direito.

Fico * com esse tipo de coisa com alguns prof tmb, os caras já não sabem mais se estão dando aula em um cursinho.

Sério, alguns professores não caem na real e ficam dando voltas, explicando coisas INÚTEIS e focando em curiosidades...
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 9
Nível: 9 (de 100) Próximo nível
36%
9
9