Panela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina [+INSCRIÇÕES PRO VESTIBULAR ABERTAS!]
  5139
0
Criado por

Nível 11
Nível: 11 (de 100) Próximo nível
92%
11
11
Veterano Já participa da comunidade há 11 anos
05/04/2011 | 01h43
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINABREVE HISTÓRIAO ensino superior do Estado de Santa Catarina iniciou-se com a criação da Faculdade de Direito, em 11 de fevereiro de 1932. Organizada inicialmente como instituto livre, foi oficializada por Decreto Estadual em 1935.Na Faculdade de Direito germinou e nasceu a idéia da criação de uma Universidade que reunisse todas as Faculdades existentes na Capital do Estado.Pela Lei 3.849, de 18 de dezembro de 1960, foi criada a Universidade de Santa Catarina, reunindo as Faculdades de Direito, Medicina, Farmácia, Odontologia, Filosofia, Ciências Econômicas, Serviço Social e Escola de Engenharia Industrial, sendo oficialmente instalada em 12 de março de 1962.Posteriormente iniciava-se a construção do "campus" na ex-fazenda modelo "Assis Brasil", localizada no Bairro da Trindade, doada à União pelo Governo do Estado (Lei 2.664, de 20 de janeiro de 1961).Com a reforma universitária, foram extintas as Faculdades e a Universidade adquiriu a atual estrutura didática e administrativa (Decreto 64.824, de 15 de julho de 1969).POSICIONAMENTO E ESTRUTURAA Universidade Federal de Santa Catarina é uma das maiores instituições de ensino superior da América Latina, sendo colocada em 5º lugar no Webometrics Ranking of World Universities devido principalmente ao seu grande número de publicações e citações em páginas na internet.É reconhecida ainda como uma das principais universidade do Sul do país em qualidade de ensino, se destacando principalmente na área de Engenharia (Mecânica, Elétrica, Controle e Automação, Sanitária e Ambiental, Química e de Produção), ocupando sempre os primeiros lugares nas avaliações independentes ou realizadas pelo MEC através do ENADE.A UFSC possui 57 Departamentos e 2 Coordenadorias Especiais, os quais integram 11 Unidades Universitárias (clique no nome da Unidade para mais informações):Centro de Ciências Agrárias - CCACentro de Ciências Biológicas - CCBCentro de Ciências da Educação - CEDCentro de Ciências da Saúde - CCSCentro de Ciências Físicas e Matemáticas - CFMCentro de Ciências Jurídicas - CCJCentro de Comunicação e Expressão - CCECentro de Desportos - CDSCentro de Engenharia da Mobilidade - CEM (Joinville)Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFHCentro Sócio-Econômico - CSECentro Tecnológico - CTCSão oferecidos 39 Cursos de Graduação com 52 Habilitações nos quais estão matriculados 38.323 alunos. Oferece ainda, 26 cursos de Doutorado, 104 cursos de Mestrado e 88 Especializações.Possui 4 campus principais: Trindade, em Florianópolis, onde se encontram a maioria dos cursos além de toda a estrutura administrativa da Instituição; Araranguá; Joinville; Curitibanos.No Campus Trindade, ainda se localizam o RU, que atende a 8000 refeições diárias, em média; o HU, que integra o sistema de saúde pública da Grande Florianópolis, sendo um dos principais da região; a BU, auxiliando o estudo dos graduandos e pós-graduandos da faculdade; além de outros serviços, como o Centro de Convivência, o LabUFSC, um Museu e um Planetário.CURSOS E VESTIBULARO vestibular da UFSC é diferente dos vestibulares convencionais, aos quais a maioria dos estudantes está acostumado.É composto por provas durante 3 dias, em fase única. Nos primeiros dois dias são aplicadas as provas objetivas, com questões somatórias ou abertas. No terceiro, a prova contém 4 questões dissertativas mais uma redação, sem matérias definidas.As questões somatórias poderão ter entre 1 e 7 proposições, identificadas pelos números 01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64, das quais pelo menos uma deverá estar correta com relação ao enunciado. A resposta correta será a soma dos números correspondentes às proposições corretas e será um número inteiro, compreendido entre 01 e 99, incluindo esses valores.As questões abertas (1º e/ou 2º dia) terão como resposta um número inteiro, compreendido entre 00 e 99, incluindo esses valores.O vestibular permite acesso aos seguintes cursos da Universidade (clique sobre os nome para informações sobre concorrência, site do curso/departamento, entre outras informações):AdministraçãoAgronomiaAntropologiaArquitetura e UrbanismoArquivologiaArtes CênicasBiblioteconomiaCiências BiológicasCiências ContábeisCiências da ComputaçãoCurso de Ciência e Tecnologia AgroalimentarCiências EconômicasCiências RuraisCiências SociaisCinemaDesignDireitoEducação FísicaEnfermagemEngenharia CivilEngenharia de AlimentosEngenharia da MobilidadeEngenharia de AquiculturaEngenharia de Controle e AutomaçãoEngenharia da ComputaçãoEngenharia de EnergiaEngenharia ElétricaEngenharia EletrônicaEngenharia de MateriaisEngenharia MecânicaEngenharia de Produção CivilEngenharia de Produção ElétricaEngenharia de Produção MecânicaEngenharia QuímicaEngenharia Sanitária e AmbientalFarmáciaFilosofiaFísicaFisioterapiaFonoaudiologiaGeografiaGeologiaHistóriaJornalismoLetras - AlemãoLetras - EspanholLetras - FrancêsLetras - InglêsLetras - ItalianoLetras - PortuguêsLetras - Secretariado Executivo InglêsMatemática - LicenciaturaMatemática e Computação CientíficaMedicinaMuseologiaNutriçãoOceanografiaOdontologiaPedagogiaPsicologiaQuímicaRelações InternacionaisServiço SocialSistemas de InformaçãoTecnologias da Informação e Comunicação - AraranguáZootecniaUFSC EM NÚMEROSEstrutura de Ensino4 campi (Araranguá, Curitibanos, Florianópolis e Joinville);12 Centros de ensino (unidades universitárias), envolvendo 57 departamentos;69 Cursos de Graduação (incluindo habilitações e opções); sendo:11 na modalidade à distância;2 no campus de Araranguá;1 no campus de Curitibanos;54 no campus de Florianópolis; e1 no campus de Joinville.48 Cursos de Mestrado;33 Cursos de Doutorado.88 Especializações;Área18 milhões de m2 total (aproximadamente);640.480 m2 construídos (edificações);AlunosA Universidade Federal de Santa Catarina ofereceu no ano de 2009 6.669 vagas em seu Concurso vestibular e possui 38.220 alunos, sendo:2.555 alunos no ensino básico;27.222 alunos de graduação, sendo destes:21.425 alunos em cursos de graduação presencial;5.797 alunos em graduação à distância8.125 alunos de pós-graduação, sendo destes:2.693 alunos de especialização;3.303 alunos de mestrado; e2.109 alunos de doutorado.DICAS DOS TETUDOS DA UFSC
mafra
o pessoal costuma falar que uma errada anula uma certa, mas o esquema é o seguinte: cada questão funciona como um verdadeiro/falso. a pontuação é feita em cima de todas as alternativas (certas ou erradas)o que acontece é que tu só ganha os pontos se assinala MAIS alternativas certas que erradas, a partir daí é lucro, se tu analisar um pouco as notas de corte tu vê que passaria em quase todos os cursos só com pontuações parciais das questões (em maioria dessas o que tu ganha vai ser 0.7 ou 0.8)e a dica pra para os vestibulandos: prefiram assinalar um número ÍMPAR de alternativas. (ESTATISTICAMENTE PROVADO PELA MINHA PESSOA), as chances de pontuar são bem maiores que se assinalar duas ou quatro alternativas (duas especialmente)não é uma conclusão difícil, com duas alternativas assinaladas por exemplo as chances de pontuar são 64% caso se tenha 80% de certeza, com três alternativas é 80%, por aí vai. se tu marca uma que tem certeza e ta pensando em marcar uma segunda o melhor é não marcar, porque ta botando em risco toda a questão. se tem duas que tem certeza e ta pensando em marcar uma terceira que acha que ta certa vai fundo, se essa ta errada não vai perder a questão toda, vai perder uns 0,15 ou 0,2 dependendo do número de alternativas da questãoenfim, tenham como objetivo principal pontuar em toda questão, o ideal é analisar as chances de certeza de cada alternativa e a pontuação ganha em cada ocasião, mas como isso exige tempo lembrem do funcionamento básico da pontuação e marquem sempre com parcimôniaflw
USERS ALUNOSMouse Pad Engenharia de Produção Elétricarobotic Engenharia de Controle e Automação_fulanoow_ Engenharia MecânicaMafra Engenharia de Controle e AutomaçãoFilé com fritas R.I>Redfield< Ciências Biológicasbrunoqkz Sistemas de InformaçãoDesoxirribose Engenharia MecânicaTira o Ruan coloca o Pete Engenharia Sanitária e Ambientalshemale Engenharia ElétricaKombao MedicinaRisolesCA Ciências Econômicas
0
  0
  Favoritar
  Editar

Meu perfil

Responder...
10000 caracteres restantes

Compartilhe:

Nível 0
Nível: 0 (de 100) Próximo nível
18%
Novato Sou novo na comunidade, mas chego lá
Procuro o video da paolla de bulhões gomes
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Cadê o povo daqui?    :/
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 15
Nível: 15 (de 100) Próximo nível
53%
7
7
Veterano Já participa da comunidade há 7 anos
kd os meus ousados 
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

DarkSun

não.

positivado pela resposta e pelo time bom que torce
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 15
53%
7
7
Le Folk
a ufsc n tem mais prova no meio do ano??
tentei procurar alguma coisa sobre,mas so achei de 2009 o.o

não.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

a ufsc n tem mais prova no meio do ano??
tentei procurar alguma coisa sobre,mas so achei de 2009 o.o

0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

alguem vai fazer acafe ou udesc agora no meio do ano?
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Mouse Pad

eu também

to *

nem vou nessaporra

40 conto compro altos card de pokemon
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 11
92%
11
11
RisolesCA

não comprei o ingresso da insanitária, ta 40 conto ja

*

eu também

to *
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Mouse Pad

mas que dúvida hein

não comprei o ingresso da insanitária, ta 40 conto ja

*
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 11
92%
11
11
RisolesCA
Integrado ou Insanitária?

mas que dúvida hein
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Integrado ou Insanitária?
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Mouse Pad
gasto mil dilmas e moro confortavelmente, mas dá pra viver por menos (uns 800, eu acho), só não pode ser * e ficar querendo morar sozinho.

sinceramente, não tenho essa frescura de morar sozinho, desde que tenha um teto pra morar, tá valendo.
-
tipo, estava pensando em usar a grana da bolsa (se der certo, claro) pra bancar o aluguel, eu cheguei a ver nos classificados da UFSC, tem gente alugando por 350-600 dilmas, será que compensa?
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 11
92%
11
11
gasto mil dilmas e moro confortavelmente, mas dá pra viver por menos (uns 800, eu acho), só não pode ser * e ficar querendo morar sozinho.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

hey du

O vestibular da UFSC é muito mais tranquilo que Fuvest e etc. O único problema é se você não for acostumado com questão somatória. Mas o negócio é saber que uma proposição assinalada errada anula uma certa, ou seja, arriscar pouco na hora prova.

Mas é um vestibular tranquilo comparado com esses de sp e afins.

Entendi, o meu grande medo é o formato da prova (até tentei resolver algumas questões de História, só pra ter uma noção, me confundi todo na hora de responder)

E sobre as bolsas/auxílios/moradia, você sabe como funciona na UFSC?

E sobre o custo de vida, quanto sairia por mês morar em Floripa?
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

queria ficar perto da praia mais por causa da minha mae,aqui em casa e so nois dois dai a gente ia mudar com tudo pra floripa se eu passar,mas ela tem uns problemas de depressão e como ela ama o mar seria o melhor
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 3
Nível: 3 (de 100) Próximo nível
91%
7
7
_fulanoow_

morar perto da praia é ruim mas não é impossível

Cara, confia na gente, morar perto da praia não é tão legal quanto parece. Sem querer generalizar, muito menos julgar, normalmente quem mora na praia é o pessoal mais "humilde" (tirando quem mora na cidade e tem casa de praia). A maior parte do ano faz frio, nem tem muita vantagem.

Pode ser que você tenha alguma boa razão pra isso, mas não consigo imaginar as vantagens de morar na praia.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 3
Nível: 3 (de 100) Próximo nível
91%
7
7
Netzkrieg
Ei pessoal, uma pergunta (acho que até já fiz ela antes...)

Como funcionam as bolsas de auxilio da UFSC, li no PRAE e não me pareceu muito claro, tentei entrar em contato e nada

Sobre a Moradia Estudantil, vocês conhecem alguém que conseguiu? É díficil? Tem algum tempo de espera? Algum aluno tem uma prioridade maior do que outro (seja em relação a curso, renda e etc)?

E sobre a dificuldade da prova, fazendo a comparação com outros Vestibulares (Fuvest, UFRGS, UNICAMP e etc), o Vestibular da UFSC é considerado díficil (pergunto isso pela sistemática da prova, me parece que complica mais a prova)?

O vestibular da UFSC é muito mais tranquilo que Fuvest e etc. O único problema é se você não for acostumado com questão somatória. Mas o negócio é saber que uma proposição assinalada errada anula uma certa, ou seja, arriscar pouco na hora prova.

Mas é um vestibular tranquilo comparado com esses de sp e afins.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 7
Nível: 7 (de 100) Próximo nível
5%
10
10
Veterano Já participa da comunidade há 10 anos
Rock_Soll
mas. nao rola ir de moto por exemplo ?
e por tretas pessoais que se eu quiser estudar na ufsc e morar em floripa tem que ser perto da praia

morar perto da praia é ruim mas não é impossível
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Ei pessoal, uma pergunta (acho que até já fiz ela antes...)

Como funcionam as bolsas de auxilio da UFSC, li no PRAE e não me pareceu muito claro, tentei entrar em contato e nada

Sobre a Moradia Estudantil, vocês conhecem alguém que conseguiu? É díficil? Tem algum tempo de espera? Algum aluno tem uma prioridade maior do que outro (seja em relação a curso, renda e etc)?

E sobre a dificuldade da prova, fazendo a comparação com outros Vestibulares (Fuvest, UFRGS, UNICAMP e etc), o Vestibular da UFSC é considerado díficil (pergunto isso pela sistemática da prova, me parece que complica mais a prova)?
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

floripa e muito violenta ?/tirando esses ultimos de por fogo em tudo e tals/
moro em balneario camboriu e aqui e dificil falar em assalto etc...
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

mas. nao rola ir de moto por exemplo ?
e por tretas pessoais que se eu quiser estudar na ufsc e morar em floripa tem que ser perto da praia
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 7
Nível: 7 (de 100) Próximo nível
5%
10
10
Veterano Já participa da comunidade há 10 anos
Rock_Soll
alguem me fala bairros bons pra morar em floripa , nao precisa ser perto da ufsc,e de preferencia perto de praias

a ufsc fica mais ou menos uns 30 km longe das praias.
pra conseguir estacionar na ufsc tem que chegar as 7 da manhã ou então deixar o carro lá na casa do * transporte público em florianópolis é ruim, é caro, ultimamente a bandidagem tá com o costume de botar fogo nos onibus e, além de tudo isso, sempre existe a possibilidade dos motoristas e cobradores entrarem em greve e deixar todo mundo na mão.

morar longe da ufsc é uma ideia ruim.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 15
53%
7
7
DarkSun
já falei q amo vcs?

msm q esteja cursando outra universidade, tentarei até passar

fica aí a promessa

pensei que essa declaração de amor movimentaria a panela

0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 15
53%
7
7
já falei q amo vcs?

msm q esteja cursando outra universidade, tentarei até passar

fica aí a promessa
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Rock_Soll
alguem me fala bairros bons pra morar em floripa , nao precisa ser perto da ufsc,e de preferencia perto de praias

bom bairros para morar seria os perto da UFSC mesmo, a não ser que tu tenha carro, mas mesmo se tivesse iria preferia morar perto

trindade, córrego grande, pantanal, carvoeira
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 15
53%
7
7