[UFRJ] - Universidade Federal do Rio de Janeiro [+4ª chamada - lista de espera]
  21159
1
Criado por

Nível 15
Nível: 15 (de 100) Próximo nível
31%
10
10
Veterano Já participa da comunidade há 10 anos
06/02/2012 | 23h45
Dúvidas sobre algo relacionado a UFRJ? Mande-me uma MP ou poste aqui no tópico.
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ"A Universidade do Brasil"Sobre a UFRJ
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também denominada Universidade do Brasil, é a maior e melhor conceituada universidade federal do país, além de ser um dos centros brasileiros de excelência no ensino e na pesquisa, é uma das melhores instituições da América Latina.Primeira instituição oficial de ensino superior do Brasil, possui atividades ininterruptas desde 1792, com a fundação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, uma das escolas que viriam a compor a universidade. Por ser a primeira universidade federal criada no país em 1920, serviu como modelo para todas as outras.A UFRJ é uma das grandes responsáveis pela formação da elite intelectual brasileira. Alguns dos renomados alunos desta universidade incluem: os jornalistas Ali Kamel e Fátima Bernardes; o educador Anísio Teixeira; o engenheiro Benjamin Constant; os escritores Jorge Amado e Clarice Lispector; os políticos Francisco Pereira Passos e Osvaldo Aranha; além de médicos sanitaristas como Carlos Chagas, Osvaldo Cruz e Vital Brazil.
Link para o texto completoA Ilha Universitária, fotos ao longo da primeira página
A UFRJ - MissãoA finalidade que justifica a existência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que baliza seus objetivos estratégicos consiste em proporcionar à sociedade brasileira os meios para dominar, ampliar, cultivar, aplicar e difundir o patrimônio universal do saber humano, capacitando todos os seus integrantes a atuar como força transformadora. Mais especificamente, a Universidade destina-se a completar a educação integral do estudante, preparando-o para:- exercer profissões de nível superior;- valorizar as múltiplas formas de conhecimento e expressão, técnicas e científicas, artísticas e culturais;- exercer a cidadania;- refletir criticamente sobre a sociedade em que vive;- participar do esforço de superação das desigualdades sociais e regionais;- assumir o compromisso com a construção de uma sociedade socialmente justa, ambientalmente responsável, respeitadora da diversidade e livre de todas as formas de opressão ou discriminação de classe, gênero, etnia ou nacionalidade;- lutar pela universalização da cidadania e pela consolidação da democracia;- contribuir para a solidariedade nacional e internacional.
FonteHistória
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi criada no dia sete de setembro de 1920, com o nome de Universidade do Rio de Janeiro. Reorganizada em 1937, quando passou a se chamar Universidade do Brasil, tem a atual denominação desde 1965.Diferentemente da América Espanhola - onde as ordens religiosas e a monarquia da Espanha decidem implantar, desde o século XVI, universidades em todo o continente -, no Brasil a coroa portuguesa, estrategicamente, impede qualquer iniciativa nessa direção. A política da Corte obriga as elites nativas a se submeterem ao monopólio da educação superior exercido por Coimbra. Somente com a chegada da família real portuguesa para o exílio no Rio de Janeiro, em 1808, é que são criadas as primeiras instituições de ensino superior. Mas a concepção vigente é de cunho estritamente profissionalizante: surgem escolas de Medicina na Bahia (fevereiro de 1808) e no Rio de Janeiro (novembro de 1808) e de Engenharia no Rio de Janeiro (1810).Decorridos dezessete anos de sua canhestra criação, em 1937, no alvorecer do Estado Novo, a Lei nº 452 define uma nova estrutura para a instituição que passa a então a se chamar Universidade do Brasil. No organograma, quinze escolas ou faculdades.Ao configurar dessa forma a instituição, a lei muda o nome das antigas Escola Politécnica, Escola de Minas, Faculdade de Medicina, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Direito e Instituto Nacional de Música. Ao mesmo tempo, cria novas unidades: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Faculdade Nacional de Educação e Faculdade Nacional de Política e Economia. As demais unidades preservam suas denominações originais. A reforma ainda prevê a incorporação ou a criação de institutos, que devem cooperar para o desenvolvimento das atividades das escolas e faculdades.Vários desses institutos não existem, de fato e, embora a lei especifique que devem ser criados, muitos não o são. É prevista ainda a criação do Hospital das Clínicas e do Colégio Universitário, destinado ao ensino secundário, bem como a incorporação da Escola de Enfermagem Anna Nery - todos considerados órgãos complementares. Finalmente, estabelece ainda a lei, como meta, a criação de uma Cidade Universitária, cuja construção, no entanto, só tem início em 1949, e cuja inauguração só ocorre, de fato, em 1972.Uma observação importante, relacionada a essa reforma de 1946, é que ela introduz, no plano da lei, a estrutura departamental: o novo estatuto prevê que as Faculdades e Escolas devem se organizar em departamentos, dirigidos por um chefe, escolhido entre os professores catedráticos que os compõem. Apesar disso, e durante os vinte anos seguintes, é o regime da cátedra vitalícia e não o de departamento, que organiza a vida didática e acadêmica da Universidade. Essa estrutura administrativa, com pequenas modificações, funciona durante todo o período da Constituição de 1946, ou seja, até o final da década de 1960. O crescimento da instituição ocorre, tão somente, em função de pressões da sociedade pelo aumento do número de vagas e pela multiplicação desordenada das unidades, muitas delas surgidas para resolver conflitos de interesses entre catedráticos no interior das já existentes. Ou seja: os vícios de origem e a falta de planejamento dos anos 20 permanecem intactos.Fragmentada, do ponto de vista acadêmico, dispersa do ponto de vista geográfico, elitista e bacharelesca, voltada quase que exclusivamente para a formação profissional, a Universidade desconhece quase que completamente a docência em regime de dedicação exclusiva e a pesquisa.(...)Por fim, é preciso enfatizar que a ação da instituição, por mais relevante que seja, não pode se esgotar intramuros. Não basta a uma universidade conceber-se democraticamente, para realizar ciência, produzir e transmitir conhecimentos, sem envolver-se ativamente - observada sua natureza de instituição acadêmica - com as necessidades e as expectativas da sociedade brasileira, especialmente as de seus setores subalternizados. Assim, para os movimentos sociais da UFRJ, é imperioso que a universidade participe dos grandes debates e do processo de disputas que definem, no processo histórico, os rumos da sociedade de que faz parte.Nas palavras de seu próprio fundador, tratava-se de uma verdadeira instituição universitária, "preocupada em não apenas difundir conhecimentos, preparar práticos ou profissionais de artes e ofícios", mas que visava a "manter uma atmosfera de pleno saber para se preparar o homem que o serve e o desenvolve". Os requisitos para o êxito dessa experiência não poderiam ser outros que não a liberdade de pensamento e a autonomia universitária - institutos de todo incompatíveis com o Estado Novo.
Link para o texto completoIngressoEdital Concurso de Acesso 2012
O ingresso aos cursos de graduação em 2012 dar-se-á através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), que utilizará as notas da edição 2011 do Enem para preencher todas as vagas. Outras formas de ingresso são possíveis por meio da transferência externa e por isenção de vestibular (reingresso).
A UFRJ oferece vagas para o primeiro semestre agora; as demais vagas (para cursos começando no segundo semestre de 2012) serão ofertadas a partir do final de junho, no SiSU 2012/2 e no processo THE/ENEM.Assim, das 9.150 vagas disponíveis em 2012:AGORA estão ofertadas 5.230 vagas (4.707 pelo SiSU 2012/1 e 523 pelo Sistema UFRJ-THE/ENEM).PARA O SEGUNDO SEMESTRE 3.920 vagas (3.591 vagas pelo SiSU 2012/2 e 329 pelo Sistema UFRJ-THE/ENEM)Suas dúvidas podem ser tiradas no Sistema de Atendimento do Acesso à Graduação, em todos os dias úteis do mês de janeiro, entre 9 e 17 horas - TELEFONE (21) 2598-3380.
CentrosOs Centros são compostos por institutos, escolas, faculdades e órgãos suplementares, também compõem a Universidade o Fórum de Ciência e Cultura (FCC), o Escritório Técnico da Universidade (ETU) e a Prefeitura da Cidade Universitária (PU).CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS)Unidades:Escola de Educação Física e Desportos (EEFD)Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN)Faculdade de Farmácia (FF)Faculdade de Medicina (FM)Faculdade de Odontologia (FO)Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA)Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF)Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCFF)Instituto de Biologia (IB)Instituto de Bioquímica Médica (IBqM)Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)Instituto do Coração Edson Abdalla Saad (ICEAS)Instituto de Doenças do Tórax (IDT)Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (IESC)Instituto de Ginecologia (IG)Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG)Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC)Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC)Instituto de Psiquiatria (IPUB)Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG)Maternidade-EscolaNúcleo de Pesquisa de Produtos Naturais (NPPN)Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM)Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES)CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS (CCJE)Unidades:Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - (FACC)Faculdade de Direito - (FD)Instituto de Economia - (IE)Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - (IPPUR)Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Coppead) - (COPPEAD)CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA (CCMN)Unidades:Instituto de Física - (IF)Instituto de Geociências - (IGEO)Instituto de Matemática - (IM)Instituto de Química - (IQ)Museu da Geodiversidade - (MUSEUGEO)Núcleo de Computação Eletrônica - (NCE)Observatório do Valongo - (OV)CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS (CFCH)Unidades:Colégio de Aplicação - (CAp)Escola de Comunicação - (ECO)Escola de Serviço Social - (ESS)Faculdade de Educação - (FE)Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - (IFCS)Instituto de História - (IH)Instituto de Psicologia - (IP)Núcleo de Estudos de Políticas Públicas e Direitos Humanos - (NEPP-DH)CENTRO DE LETRAS E ARTES (CLA)Unidades:Escola de Belas Artes - (EBA)Escola de Música - (EM)Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - (FAU)Faculdade de Letras - (FL)CENTRO DE TECNOLOGIA (CT)Unidades:Escola de Química - (EQ)Escola Politécnica - (POLI)Incubadora de Empresas do Coppe - (IE/COPPE)Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Coppe - (ITCP/COPPE)Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - (COPPE)Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano - (IMA)Parque Tecnológico - (Parque Tecnológico)FÓRUM DE CIENCIA E CULTURA (FCC)Unidades:Casa da Ciência - (CCIÊNCIA)Conselho Superior de Coordenação Executiva - (CSCE)Conselho Universitário - (Consuni)Editora UFRJ - (EDUFRJ)Forum de Ciência e Cultura - (FCC)Museu Nacional - (MN)Sistema de Bibliotecas e Informação - (SiBI)
1
  0
  Favoritar
  Editar

Meu perfil

Responder...
10000 caracteres restantes

Compartilhe:

Nível 2
Nível: 2 (de 100) Próximo nível
64%
4
4
Veterano Já participa da comunidade há 4 anos

Sutai
Esse parece ser o único tópico vivo, acertei 110/180 questões no ENEM e acredito ter feito uma ótima redação, pois ano passado nem sabia do tema e tirei uma nota razoável, tenho chances de pegar tetano numa faculdade do nordeste?

nordeste sim, UFRJ nao
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 2
64%
4
4
oi
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 2
19%
7
7
Veterano Já participa da comunidade há 7 anos
Esse parece ser o único tópico vivo, acertei 110/180 questões no ENEM e acredito ter feito uma ótima redação, pois ano passado nem sabia do tema e tirei uma nota razoável, tenho chances de pegar tetano numa faculdade do nordeste?
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 2
64%
4
4
Oi
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir
RIP

Compartilhe:

Nível 15
31%
10
10
;-;
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

sdds
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 1
Nível: 1 (de 100) Próximo nível
43%
5
5
Veterano Já participa da comunidade há 5 anos
Corrige esse tópico recalcado, gente.

Poli só tem uma. Poli-Usp.

Vejam a mensagem da própria UFRJ:

https://twitter.com/prefeit uraufrj/status /369435 870618595329
1
  2
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 14
Nível: 14 (de 100) Próximo nível
97%
4
4
***Li*** disse

Saudades da panela. Ficou um lixo esse fórum viu 
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 8
Nível: 8 (de 100) Próximo nível
57%
8
8
Veterano Já participa da comunidade há 8 anos
Saudades da panela. Ficou um lixo esse fórum viu 
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 15
31%
10
10
Aff meys
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 10
Nível: 10 (de 100) Próximo nível
39%
5
5
tudo acaba hj
e eu n conheci a deusa da psico
minha vida n faz sentido
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Vale dos Banidos é tenebroso
fórum novo chegando.

foi um prazer conhecer vcs , meus caros.

rip fórum

Vish, vdd.
Salva os posts da primeira página, nin. D:
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 7
Nível: 7 (de 100) Próximo nível
11%
5
5
fórum novo chegando.

foi um prazer conhecer vcs , meus caros.

rip fórum
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 15
31%
10
10
Daltônico

até parece que eu vou saber mais informações sobre o pet de civil, procura ae, vai na coordenação, se vira

Eu n sabia nem da existência amg
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Slipperdreams

Tem sim e isso depende do curso. Vc tem um número de créditos em matérias obrigatórias pra cumprir pra se formar, certo? O mesmo vale pras eletivas. Cada curso tem uma quantidade de créditos pra eletivas que vc precisa cumprir pra se formar e vc distribui como quiser.

O limite que vc tem é 32 créditos por semestre não sei se isso varia de curso pra curso, isso contando obrigatórias E eletivas.
Tbm tem as disciplinas de livre escolha. Vc tem até 10 créditos pra pegar matéria de qq curso desde que tenha vaga na turma. E é isso que eu pretendo fazer com Fundamentos de RH.

Hm.. entendi, vlw. Só espero ter mtas eletivas de mkt em ADM
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

EL Fogarero
Tenho uma duvida, tem um limite e um minimo de eletivas que vc possa fazer?

Tem sim e isso depende do curso. Vc tem um número de créditos em matérias obrigatórias pra cumprir pra se formar, certo? O mesmo vale pras eletivas. Cada curso tem uma quantidade de créditos pra eletivas que vc precisa cumprir pra se formar e vc distribui como quiser.

O limite que vc tem é 32 créditos por semestre não sei se isso varia de curso pra curso, isso contando obrigatórias E eletivas.
Tbm tem as disciplinas de livre escolha. Vc tem até 10 créditos pra pegar matéria de qq curso desde que tenha vaga na turma. E é isso que eu pretendo fazer com Fundamentos de RH.
1
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 16
Nível: 16 (de 100) Próximo nível
56%
7
7
Veterano Já participa da comunidade há 7 anos
Nintendo Fanboy

Mais detalhes, e eu tô falando sério. Preciso de grana

Btw comprei uma chapa falta só gás pra ficar perfeito

até parece que eu vou saber mais informações sobre o pet de civil, procura ae, vai na coordenação, se vira
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Detroid

Po, faz uma que pareça que você vai curtir.
Foi essa a recomendação das pessoas da FND.

To fazendo História do Direito Penal. Tá legal por enquanto.

Claro, mas se for pegar uma daora que o professor estraga nem vale a pena pegar, né... CR pra mim é td
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Tenho uma duvida, tem um limite e um minimo de eletivas que vc possa fazer?
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 2
64%
4
4
Detroid

Tenho feito 'evolucao da ciencia' a 'humanas' de engenharia. E to gostando.
É uma boa pq quebra aquela rotina da grade do curso.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 1
73%
9
9
Veterano Já participa da comunidade há 9 anos
Slipperdreams

Tava querendo pegar uma de ADM, mas não faço a menor ideia se é coxa ou se é difícil. D:

0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

EL Fogarero

RH deve ser beem tranquilo, tem muita coisa de psicologia, vc deve até se identificar. Não vejo o pq essa materia te deixaria perdida hahaha Procura os professores e envolvidos na matéria, uai. Eu faria.

É que essa matéria tem uns pré-requisitos lá, então fico com medo de eles usarem os termos la de adm e tal...
Mas acho que vou fazer sim. Só não sei se antes ou depois de psicologia organizacional.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Slipperdreams

Queria pegar Fundamentos de Recursos Humanos, já que quero seguir a área da psicologia organizacional...
Teria que entrar com algumas quebras de pré-requisitos, mas imagino que seja tranquilo de conseguir.
Mas sl, tenho medo de ficar perdida. D:

RH deve ser beem tranquilo, tem muita coisa de psicologia, vc deve até se identificar. Não vejo o pq essa materia te deixaria perdida hahaha Procura os professores e envolvidos na matéria, uai. Eu faria.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

EL Fogarero

Segundo informações, a maioria das materias de ADM é coxa ´
Não sei comparado a Psico(que deve ser complicado pelo o que li de Freud, James, Jung, Behaviorismo, etc), mas costuma ser um curso com grau baixo de reprovação.

Queria pegar Fundamentos de Recursos Humanos, já que quero seguir a área da psicologia organizacional...
Teria que entrar com algumas quebras de pré-requisitos, mas imagino que seja tranquilo de conseguir.
Mas sl, tenho medo de ficar perdida. D:
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Slipperdreams

Tava querendo pegar uma de ADM, mas não faço a menor ideia se é coxa ou se é difícil. D:

Segundo informações, a maioria das materias de ADM é coxa ´
Não sei comparado a Psico(que deve ser complicado pelo o que li de Freud, James, Jung, Behaviorismo, etc), mas costuma ser um curso com grau baixo de reprovação.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Detroid
Pergunta * vocês têm eletivas também?

To fazendo uma que teve 90% de reprovação no período passado.

0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 3
Nível: 3 (de 100) Próximo nível
59%
8
8
Veterano Já participa da comunidade há 8 anos
Nintendo Fanboy

Quando eu tava no armário até tinha, mas agora nem ligo mais, sr. Pietro

Ah, pode crer.

Me chame de Pietro mesmo, até prefiro.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 1
73%
9
9
Veterano Já participa da comunidade há 9 anos
Pergunta * vocês têm eletivas também?

To fazendo uma que teve 90% de reprovação no período passado.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 16
Nível: 16 (de 100) Próximo nível
76%
7
7