Para quem faz engenharia elétrica
  19
0
Criado por

< Anterior Próxima >
Nível 16
Nível: 16 (de 100) Próximo nível
76%
8
8
Veterano Já participa da comunidade há 8 anos
27/04/2012 | 19h38
Como esta a area de pesquisas?e o mercado de trabalho?No que vcs mais gostam no curso?E o que menos gostam?grato
0
  0
  Favoritar
  Editar

Meu perfil

Responder...
10000 caracteres restantes

Compartilhe:

Nível 5
Nível: 5 (de 100) Próximo nível
24%
9
9
Veterano Já participa da comunidade há 9 anos
TonyStark

bom relato
sua pesquisa é em qual área /?

Eletronica de potencia aplicada a iluminação pública. O pessoal lá estuda desenvolvimento de reatores eletrônicos para lâmpadas de vapor de sódio/mercurio, drivers para luminárias a led, comparações fotométricas entre as diferentes fontes de luz, acompanhamento do projeto piloto de iluminação a led do campus da faculdade da engenharia entre outras coisas. Meu estudo esta relacionado a fontes de luz branca ( Lampadas de Vapor de mercúrio, vapor metálico, Indução e principalmente LEDs brancos de alta potência).
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Ótimos relatos e ideias, isso está me ajudando muito a decidir oque fazer mesmo se faço elétrica ou producoxa.Ruim mesmo é a federal daqui é sucateada né...

0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 16
76%
8
8
fjnmiracle

ja que voce chorou vou tentar responder de acordo com minha opiniao:

A área de pesquisa é bastante ampla, da pra voce seguir diferentes áreas onde cada universidade se destaca em uma certa área . O problema é que pra entrar nesta área que geralmente é feita por certas panelinhas dentro da universidade voce tem de ter/manter notas boas e ter disponível em média 20 horas semanais. Geralmente você pode começar uma iniciação cientifica a partir do 4 semestre e o valor da bolsa é atualmente por volta de 400 reais.

O mercado de trabalho te da muitas oportunidades. É muito comum o pessoal passar em traines depois de se formarem ( neste geralmente avaliam sua capacidade de comunicaçao, sua fluencia em inglês, se fez intercambio, etc ), mas este tem como problema o fato de a maioria das empresas não assinarem sua carteira como engenheiro, e sim como analista disto ou daquilo, o que garante as empresas pagarem menos que o piso salarial da categoria, que hoje é de 5287 reais.

Outra saída é depois de se formar sentar o * na cadeira e estudar pra um bom concurso público. Tenho colegas de turma que trabalham na Eletrobrás e Petrobrás e eles não tem nada a reclamar, principalmente da Petrobrás.

Por fim, ja que você teve interesse na área de pesquisas você pode seguir o rumo que eu segui, que foi fazer pós-graduação. Neste caso a bolsa de estudos é pifia e te exige periodo integral, geralmente fica anos sem ter reajuste, mas tem como vantagem a liberdade de você montar seu próprio horário. Terminando o mestrado e doutorado que são em média mais 6 anos de estudo após a graduação, você pode trabalhar dando aula em universidades e institutos técnicos federais. A carreira academica tem como vantagem a qualidade de vida, ja que você ganharia razoavelmente bem ( salario inicial de um professor doutor é 7,5k em média ) e trabalharia bem menos do que nas empresas privadas ( um professor que tem assinado na carteira 40 horas/semana da em média de 12 a 16 horas/aula por semana, o restante do tempo seria pra preparar aula, corrigir prova e tirar duvidas de alunos ). Outra vantagem interessante desta área é o fato de você se aposentar com o salário que voce ganhava, mas o governo esta querendo mudar isto ai.

O que eu mais gostei durante o curso foram as boas amizades que fiz, meus padrinhos de casamento vieram todos da universidade

O que eu menos gostei foi de fazer disciplinas com alguns professores sem noçao e carrascos em disciplinas que sequer eram importantes, stresse desnecessário. Alias a dificuldade do curso faz com que voce em certo momento pense se é isto o que voce realmente quer. Ter alto stresse, depressão, síndrome do pânico, crises de choro é normal durante o curso , principalmente se você leva o curso a sério e se cobra muito.

nem chorei
valeu
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

fjnmiracle

A área de pesquisa é bastante ampla, da pra voce seguir diferentes áreas onde cada universidade se destaca em uma certa área . O problema é que pra entrar nesta área que geralmente é feita por certas panelinhas dentro da universidade voce tem de ter/manter notas boas e ter disponível em média 20 horas semanais. Geralmente você pode começar uma iniciação cientifica a partir do 4 semestre e o valor da bolsa é atualmente por volta de 400 reais.

O mercado de trabalho te da muitas oportunidades. É muito comum o pessoal passar em traines depois de se formarem ( neste geralmente avaliam sua capacidade de comunicaçao, sua fluencia em inglês, se fez intercambio, etc ), mas este tem como problema o fato de a maioria das empresas não assinarem sua carteira como engenheiro, e sim como analista disto ou daquilo, o que garante as empresas pagarem menos que o piso salarial da categoria, que hoje é de 5287 reais.

Outra saída é depois de se formar sentar o * na cadeira e estudar pra um bom concurso público. Tenho colegas de turma que trabalham na Eletrobrás e Petrobrás e eles não tem nada a reclamar, principalmente da Petrobrás.

Por fim, ja que você teve interesse na área de pesquisas você pode seguir o rumo que eu segui, que foi fazer pós-graduação. Neste caso a bolsa de estudos é pifia e te exige periodo integral, geralmente fica anos sem ter reajuste, mas tem como vantagem a liberdade de você montar seu próprio horário. Terminando o mestrado e doutorado que são em média mais 6 anos de estudo após a graduação, você pode trabalhar dando aula em universidades e institutos técnicos federais. A carreira academica tem como vantagem a qualidade de vida, ja que você ganharia razoavelmente bem ( salario inicial de um professor doutor é 7,5k em média ) e trabalharia bem menos do que nas empresas privadas ( um professor que tem assinado na carteira 40 horas/semana da em média de 12 a 16 horas/aula por semana, o restante do tempo seria pra preparar aula, corrigir prova e tirar duvidas de alunos ). Outra vantagem interessante desta área é o fato de você se aposentar com o salário que voce ganhava, mas o governo esta querendo mudar isto ai.

O que eu mais gostei durante o curso foram as boas amizades que fiz, meus padrinhos de casamento vieram todos da universidade

O que eu menos gostei foi de fazer disciplinas com alguns professores sem noçao e carrascos em disciplinas que sequer eram importantes, stresse desnecessário. Alias a dificuldade do curso faz com que voce em certo momento pense se é isto o que voce realmente quer. Ter alto stresse, depressão, síndrome do pânico, crises de choro é normal durante o curso , principalmente se você leva o curso a sério e se cobra muito.

bom relato
sua pesquisa é em qual área /?
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 5
24%
9
9
Romulo01
Como esta a area de pesquisas?
e o mercado de trabalho?
No que vcs mais gostam no curso?
E o que menos gostam?

grato

0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Vou prestar elétrica. Pelo que eu pesquisei o curso eh MUITO amplo, eh bem dificil nao ter nenhuma area que te interesse.

O curso vai envolver bastante matemática tbm. Por exemplo, em Análise de Circuitos ( que eh a base do curso) a maioria dos problemas envolve métodos matématicos como algébra linear , numeros complexos e calculo ( transformadas e equaçoes diferencias).

Nao tenho contato com o mercado de trabalho da area mas sempre dizem que nao falta emprego.
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 16
76%
8
8
perguntei o q tinha em eng eletrica e o topico focou so em cocotas
o q n deixa de ser bom
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 5
24%
9
9
pelo jeito entrei numa época ruim em engenharia, na minha turma de 30 só tinha uma cocota, que ainda tomou pau em calculo , fisica, quimica e geometria analitica no primeiro periodo. Logo, a partir do segundo periodo nós sequer viamos a representante feminina de nossa turma

O que salva a faculdade de engenharia aqui é que o curso de arquitetura é dado nos mesmos prédios, ou seja, ainda da pra se ter uma visao deslumbrante feminina ao se passear pelos corredores. Se fosse depender só da engenharia, estariamos
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 7
Nível: 7 (de 100) Próximo nível
37%
6
6
Veterano Já participa da comunidade há 6 anos
Paragon

Cocotas em Elétrica? Oi?

Na minha sala mais da metade das cocotas(deve ter umas 15) são de Elétrica.
Na verdade, quase todas as garotas que eu conheço e tenho algum contato aqui na Poli são da Elétrica....e algumas delas são lvl 65 pra cima.
Estranho, não?
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 16
76%
8
8
Hrk Pavlov
Tem espaço pra quem pretende fazer ??

pode
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 8
Nível: 8 (de 100) Próximo nível
88%
7
7
Veterano Já participa da comunidade há 7 anos
TonyStark
O que eu mais gosto são as cocotas, uma mais linda que a outra, o que deixa o ambiente bem agradável.

Cocotas em Elétrica? Oi?
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Tem espaço pra quem pretende fazer ??
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 10
Nível: 10 (de 100) Próximo nível
32%
8
8
o mais legal é poder chamar praticamente todas as outras engenharias de coxa
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Romulo01
E o que menos gostam?

nada

tudo

queria estar na civil

mentira, acho muito interessante a parte que trabalha com circuitos, apesar de não ter visto muita coisa ainda. acredito que pessoas formadas em eng elétrica tem bastante futuro, até um pouco mais que as outras engenharias

mas a parte teórica de algumas matérias como física (principalmente eletromag) é de cair o * tem que saber aguentar ou curtir mesmo essa parte pra se dar bem. incrivelmente até tem bastante cocota na minha turma

espero ter ajudado
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 16
76%
8
8
TonyStark

A área de pesquisa é MUITO ampla, mas se realmente quiser trabalhar desenvolvendo tecnologia, já comece um alemão, japonês, coreano etc, porque terá que sair do Brasil.

O mercado de trabalho está como sempre esteve para essa eng., mas no momento as melhores oportunidades estão em mecânica, civil e química. Acredito que a área de geração e transmissão de energia é onde se encontram as melhores oportunidades. Nessa área dá pra trabalhar na área técnica e ter um bom retorno financeiro .

O que eu mais gosto são as cocotas, uma mais linda que a outra, o que deixa o ambiente bem agradável.

O que eu menos gosto são os pré-bixos que fazem tópicos perguntando o que eu mais gosto .

flw

valeu
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 11
Nível: 11 (de 100) Próximo nível
88%
12
12
Veterano Já participa da comunidade há 12 anos
melhor curso
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Romulo01
Como esta a area de pesquisas?
e o mercado de trabalho?
E o que menos gostam?

grato

A área de pesquisa é MUITO ampla, mas se realmente quiser trabalhar desenvolvendo tecnologia, já comece um alemão, japonês, coreano etc, porque terá que sair do Brasil.

O mercado de trabalho está como sempre esteve para essa eng., mas no momento as melhores oportunidades estão em mecânica, civil e química. Acredito que a área de geração e transmissão de energia é onde se encontram as melhores oportunidades. Nessa área dá pra trabalhar na área técnica e ter um bom retorno financeiro .

O que eu menos gosto são os pré-bixos que fazem tópicos perguntando o que eu mais gosto .

flw
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 16
76%
8