Como funciona a atemporalidade de Deus?
  2
0
Criado por

< Anterior Próxima >
Nível 1
Nível: 1 (de 100) Próximo nível
2%
5
5
Veterano Já participa da comunidade há 5 anos
28/11/2013 | 17h56
Ele tem um "tempo próprio" ou transita entre "tempos existentes" livremente?  Não estou considerando nosso tempo espaço que teve um início. 
0
  0
  Favoritar
  Editar

Meu perfil

Responder...
10000 caracteres restantes

Compartilhe:

Nível 0
Nível: 0 (de 100) Próximo nível
76%
4
4
Veterano Já participa da comunidade há 4 anos
Se deus é imutável, como o universo não é eterno também? Afinal, para ter dado inicio a algo não eterno ele teria que mudar em algum "momento".
0
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

Nível 4
Nível: 4 (de 100) Próximo nível
69%
5
5
Veterano Já participa da comunidade há 5 anos
Nem uma coisa, nem outra.

Deus é eterno. Estaticamente e pontualmente eterno. Sempre e eternamente o mesmo.

A noção que costumamos ter do tempo não é mais que uma construção mental.

Deus enquanto ato puro e privado de toda e qualquer potencialidade passiva, não está sujeito a qualquer tipo de sucessão.

As criaturas, em contrário, por nelas se distinguir ser e essência, por nelas haver mescla de ato e potência, estão sujeitas a sofrer algum tipo de alteração, perfeição, corrupção, etc. (os anjos, isto é, as substâncias separadas, são uma categoria à parte, vivem no
evo).

Por fim, costuma-se, erroneamente equivaler uma eventual "eternidade" do mundo, com a Deus. O que é completamente equivocado. A eternidade implica em não haver sucessão, em algo ser eternamente o mesmo, o que pode acontecer ao mundo é haver um tempo infinito para trás, mas esta sucessão característica do mundo, em nada tem que ver com a eternidade imutável divina.
2
  0
  Melhor resposta
  Editar
  Excluir

Compartilhe:

< Anterior Próxima >

Meu perfil

Compartilhe: